Novidades

Descubra tudo o que acontece
no grupo zaffari.

7º Prêmio Parceiros Voluntários homenageia iniciativas sociais em destaque

21.05.2013

IMG_4636Na noite de segunda-feira, 20 de maio, a ONG Parceiros Voluntários destacou nove iniciativas sociais que contribuem para o desenvolvimento na cultura do voluntariado no Rio Grande do Sul. A 7ª edição do Prêmio Parceiros Voluntários ocorreu no Teatro Bourbon Country, com apoio do Grupo Zaffari.

O tema deste ano foi 15 Anos de Desenvolvimento Social. Atores profissionais interpretaram as histórias das iniciativas premiadas. Com apresentação do jornalista Felipe Vieira, o evento teve participação dos músicos Hique Gomez e Neto Fagundes. Autoridades, empresários e atletas, como o ex-jogador de tênis Fernando Meligeni estavam presentes.

Ideia vitoriosa
A presidente voluntária da ONG, Maria Elena Pereira Johannpeter, enfatizou o amor e a garra com que são desenvolvidas as ações, e os resultados deste trabalho para as causas sociais do Estado. “Quando iniciamos havia 100 pessoas e 10 organizações sociais. Dezesseis anos depois são 400 mil voluntários, 48 cidades, 2.700 organizações sociais, 2.300 empresas”, contabilizou.

Conforme a presidente, os números mostram que a ideia foi vitoriosa. “Todos temos isto dentro de nós. Todos sabemos que fazer o bem faz bem para nós mesmos. O resultado com o outro é um resultado do bem que já fizemos para nós”, completou.

[nggallery id=154]

Vencedores

Mobiliando Vidas
O projeto contribui para o trabalho da Kinder Centro de Integração da Criança Especial, em Porto Alegre. Montou uma oficina para confeccionar mobiliários adaptados com canos de PVC, que substituem os tradicionais, feitos com materiais de alto custo.

WimBelemDom
Numa quadra abandonada no bairro Belém Novo, em Porto Alegre, surgiu uma nova oportunidade para muitas pessoas. Usando sua experiência na cobertura de competições, o fotógrafo Marcelo Ruschel iniciou o projeto, que envolve aulas de tênis e oficinas educativas para crianças em situação de vulnerabilidade.

A Arte de Reciclar e Transformar / Reciclando e Transformando
As iniciativas, criadas em Cachoeirinha e Rolante, despertam o interesse das crianças para questões que envolvam o voluntariado e a preservação ambiental para as futuras gerações. O grande impacto que geraram em suas comunidades já influenciam mudanças importantes para as cidades, como melhor gerenciamento do lixo.

Amor Solidário
Senhoras voluntárias de Bagé se reúnem para suprir as necessidades de entidades assistenciais da cidade. Trabalham pela viabilização de ações, captação de recursos e novas parcerias. Reforma e restauração de equipamentos para o Hospital Universitário foram algumas das conquistas do grupo.

APAExonados pela Tradição
As educadoras da Apae de Sapucaia do Sul, junto ao Piquete Memórias do Passado, montaram um grupo de dança tradicionalista gaúcha envolvendo as crianças da entidade.

Força Rosa
Um grupo de voluntárias de São Leopoldo apoia mulheres vítimas de câncer de mama, com o objetivo de promover mais qualidade de vida e aumentar a autoestima de pacientes em tratamento ou que já passaram pela doença.

Parcerias Comunitárias
O 33º BPM de Sapucaia do Sul desenvolve ações educativas no combate ao uso de álcool e drogas, ao preconceito e à violência. Os policiais ministram palestras e atividades que envolvem toda a comunidade local.

Reselsa – Sino Modas
Em Lageado, o Grupo Sino Modas presta auxílio à Obra Social São Cristóvão. Além de contribuição financeira, quatro horas semanais de trabalho dos colaboradores da empresa são voltadas ao voluntariado.

Revive Boa Vista
O projeto busca conscientizar a população de Teutônia quanto às questões de preservação, na tentativa de resgatar a vitalidade do arroio Boa Vista. A iniciativa, além de envolver a comunidade, conquistou também o apoio do poder público.