Novidades

Descubra tudo o que acontece
no grupo zaffari.

[:pb]Comida ou obra de arte: chef Pedro de Artagão no Chef’s Table 2019[:]

05.09.2019

[:pb]Um evento que proporciona experiências gastronômicas, sensoriais, imagéticas, olfativas e auditivas – tudo em um só lugar. Com patrocínio do Grupo Zaffari, o Chef’s Table 2019 traz renomados nomes do cenário mundial e internacional da gastronomia para jantares exclusivos, em menus inéditos de no mínimo oito tempos, criados em conjunto especialmente para o evento. Em cada encontro, grupos de até 40 pessoas participam de uma degustação fora do menu regular, no sistema confiance ou omakase, sendo servidos com exclusividade e atenção especial dos chefs.

Em sua quarta edição, o Chef’s Table desembarca no Instituto Ling, centro cultural de Porto Alegre que reúne cursos, eventos, galeria, espaços multiuso e gastronomia. Unindo arte e arquitetura à gastronomia, a edição deste ano propõe uma reflexão mais profunda sobre o que comemos, abordando temas como sustentabilidade, cuidados com sazonalidade e apoio à produção local.

Partindo do princípio de que hoje os principais chefs do mundo apresentam não apenas uma refeição, mas sim uma experiência completa aos sentidos, convidamos o chef Pedro de Artagão, um dos participantes do Chef’s Table para fazer uma apresentação diferenciada para um prato, com inspiração nas artes plásticas. Pedro comanda o Grupo Irajá, com sete espaços no Rio de Janeiro: Irajá, Formidable, Cozinha Artagão, Azure e Pedro de Artagão Corporate.

A criação de Pedro foi esta escultura de chocolate, apresentada sobre uma superfície não-convencional: um banco de madeira do designer Hugo França.

Para Pedro de Artagão, a transformação de um alimento é por si só uma forma de arte. “A apresentação do prato pode ser inspirada em artes plásticas. A ambientação do espaço pode ser algo dramático, que influencia a comida que está no prato. E a comida ainda pode causar emoções e evocar sentimentos e lembranças da infância e de pessoas da família. Então, arte e gastronomia são muito relacionadas e é difícil separar uma coisa da outra.”

Confira no vídeo o processo de criação da escultura de chocolate e encante-se com a criação do chef.

Os jantares do Chef’s Table acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras até o dia 13 de setembro. Confira a programação completa no site: https://chefstable.com.br/[:]