Novidades

Descubra tudo o que acontece
no grupo zaffari.

João Almino é o vencedor do 7º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura

23.08.2011

Foto: Luís Carlos Nazari

O escritor João Almino, autor da obra “Cidade Livre” (editora Record) foi o vencedor do 7º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura. O anúncio do ganhador, que recebeu R$ 150 mil, ocorreu na noite de 22 de agosto, durante a abertura da 14ª Jornada Nacional de Literatura, no Circo da Cultura, na Universidade de Passo Fundo.

“Cidade Livre” foi considerado o melhor romance em língua portuguesa dos últimos dois anos. É o quinto livro de uma série dedicada à epopéia moderna da Fundação de Brasília, contando de forma inovadora e até com linguagem da Internet a história dos operários que ergueram a nova capital do Brasil, entre 1956 e 1960. A história é contada pelos depoimentos de um homem que viveu em Brasília nesse período, resgatados por seu filho blogueiro.

João Almino é escritor e diplomata. Nasceu no Rio Grande do Norte, em 1950. É autor do “Quinteto de Brasília”, composto pelos romances “Ideias para onde passar o fim do mundo”, “Samba-Enredo”, “As Cinco Estações do Amor”, “O Livro das Emoções” e “Cidade Livre”. Tem obras de história e filosofia política consideradas referência para os estudiosos do autoritarismo e a democracia, como “Os Democratas Autoritários”. Almino tem formação em Paris, orientado pelo filósofo Claude Lefort. Foi professor da UNAM (México), UnB, Instituto Rio Branco, Berkeoley, Stganford e Universidade de Chicago.