Novidades

Descubra tudo o que acontece
no grupo zaffari.

Os sabores dos vinhos argentinos e chilenos na Palestra de Degustação

29.07.2011

Desta vez a Palestra de Degustação Orientada recebeu um enófilo – palavra de origem grega que significa “amigo do vinho”. Armando Peterlongo Menegotto é consultor de vinhos e espumantes e trabalha com enogastronomia. Ele foi o palestrante do evento realizado na noite de 28 de jullho, no Zaffari Higienópolis, representando a Importadora Compar.

Foram degustadas bebidas provenientes da Argentina e do Chile: Terranostra, Vinas del Mar Stilus Merlot, Vinas del Mar Cabernet e Vinas del Mar Carmenère.

Conheça algumas particularidades dos vinhos desses países:

Argentina

País reconhecido pela qualidade das castas Malbec, que produzem vinhos tintos de corpo médio e intensa cor púrpura, textura vigorosa e paladar rústico. Companhia ideal para
carnes e massas. O enófilo destacou que outra casta merece atenção: a Bonarda. Segundo ele, “essa uva dá vinhos de ótima qualidade e estrutura”.

Chile

O mercado chileno de vinhos redescobriu nos anos 90 a uva Carmenère, que se acreditava estar extinta. O francês Jean-Michel Boursiquot notou que algumas cepas de Merlot demoravam a maturar mais que as outras. Após pesquisas, concluiu-se que na verdade eram Carmenère, que surgia em meio aos pés de Merlot. Atualmente, o Chile é o quinto exportador mundial de vinhos.

[nggallery id=7]